[GTER] Como se tornar um AS

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Jul 4 11:33:01 -03 2011

Em 04/07/11 11:01, Enio Alcantara escreveu:
> Pessoal,
>
> Em se tratando de multi-homed, como é feito a interconexão entre os provedores? Estas interconexões são via fibra otica, por exemplo:
>
> Temos contratos com duas operadoras o meio de comunicação é fibra otica, apos obtenção dos blocos IP + ASN e contrato da operadora para ponto de troca os meios de comunicação permanecerão os mesmos?

     tirar seu AS e possivelmente conseguir uma faixa IP são tudo
operações 'lógicas', que não alteram em absolutamente nada as conexões
físicas que as suas operadoras te oferecem. Elas podem até mesmo
alterar, dependendo da necessidade delas, o seu meio físico de acesso e
isso não impactará em absolutamente nada na sua estrutura lógica.

     se hoje é fibra, ótimo ... mas nada impede que um dos circuitos
vire par metálico ou, até mesmo, você receba um terceiro circuito por
par metálico, rádio ou qualquer outra coisa.

     os meios físicos são 'problema' das teles, elas vão te entregar do
jeito que for mais conveniente (ou combinado e pago) pra elas. A parte
lógica (AS e possível obtenção de um bloco IP) não tem nada haver com a
parte física.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues