[GTER] Experiências com redes mesh

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Fri Jul 1 16:59:11 -03 2011

> Estou estudando soluções para a implementação de uma rede mesh em um
> condomínio residêncial de três torres e gostaria da ajuda de vocês. Existe
> alguém que já implementou uma rede mesh com equipamentos da Mikrotik? E com
> o openwrt+OLSR? Como foi essa experiência?

A UFF andou experimentando isso. Teve até um grupo de trabalho dentro
da RNP sobre isso. Acaba que a dificuldade maior está em conseguir os
equipamentos que rodam openwrt. Uma outra solução que parecia
interessante era a meraki (www.meraki.com). Eles tinham um kit com 10
roteadores que saia por algo em torno de USD 800, mas parece que esse
kit não existe mais, o que é uma pena... O preço do produto deles
agora não é tão atrante, mas vale dar uma olhada mesmo assim.

> Alguém conhece outras soluções viáveis e de baixo custo?
>
> Muito grato.
>
> André Proto

Christian Lyra
PoP-PR/RNP