[GTER] Balanceamento de entrada sem AS

Carlos André candrecn at hotmail.com
Sun Jan 30 13:11:50 -02 2011

Pelo que eu pude entender, isso não funcionaria no cenário que ele propôs.

Ele tem 1 equipamento, com 2 gateways possíveis com 2 firewalls (1 para cada ISP/roteador) o pacote pode chegar pelos 2, mas sempre vai sair pelo gateway default já que a origem poderá ser qualquer IP do planeta e ele nunca saberá de qual gateway o pacote veio.
O unico meio de fazer isso sem que haja algum tipo de controle pelo 'estado' seria se ele soubesse antecipadamente que uma determinada rede entra pelo gateway #1 ou #2, aí ele poderia fazer marcação ou route policy (como você mesmo propôs) dizendo "nesse caso, não vá pelo gateway #1, vá pelo gateway #2", de maneira BEM manual.

Minha solução prática seria fazer, nos Firewalls, NAT para origem nas interfaces do lado do servidor web, o mesmo que você faz com suas estações para navegarem na internet, pega o IP privado da sua rede e vai para internet com IP público, só que no sentido inverso.
Supondo o seguinte cenário:
- Os 2 firewalls são Linux (não manjo de BSD então fico devendo, mas você pode converter a idéia facilmente se precisar:)
- eth0 = É a interface dos seus firewalls para sua rede local
- eth1 = É a interface virada para o roteador de cada ISP
- 192.168.0.1 = IP da sua rede local no Firewall #1 ligado ao roteador do ISP #1
- 192.168.0.2 = IP da sua rede local no Firewall #2 ligado ao roteador do ISP #2
- 192.168.0.10 = IP do seu servidor WEB, e a porta utilizada é a 80 e 443.

Você faria isso no Firewall #1:
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -d 192.168.0.10 -m multiport -p tcp --dport 80,443 -j SNAT --to 192.168.0.1

E você faria isso no Firewall #2:
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -d 192.168.0.10 -m multiport -p tcp --dport 80,443 -j SNAT --to 192.168.0.2

De maneira que não importa o IP de origem (que poderia ser qualquer um do planeta), ao passar pelo Firewall (seja #1 ou #2) com destino seu servidor WEB, ele receberia o próprio IP estático do Firewall, então seu servidor WEB saberia exatamente para quem entregar a resposta.

A mesma idéia poderia ser aplicada em cada roteador de cada ISP, só depende do fluxo de dados e o tamanho do equipamento.

Atenciosamente,

Carlos André