[GTER] Interface G 703

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue Jan 25 10:08:57 -02 2011

Concordo com os colegas e esta configuração além de aumentar o custo pra
você pode te trazer algumas dores de cabeça adicionais.
Para deixar como referência futura, segue uma coleção de alguns problemas
que ja passei com a Oi e Telefônica, no interior, com links deste tipo:

- balanceamento de carga não funcionando corretamente (downstream)
- um ou mais links fora do ar
- colocaram o range IP /30 de uma das minhas interfaces para outro cliente
em outro estado
- não rotearam ou perderam a configuração de rota para uma ou mais
interfaces
- baixa performance/alta taxa de erro em uma das interfaces
- a "rota fisica" de uma ou mais interfaces se rompeu e ninguém sabe onde...
ou simplesmente alguem inverteu TX/RX em algum ponto distante
- até que eles descubram onde está o defeito, vão ganhar tempo fazendo você
reiniciar os links diversas vezes... e também botar culpa no seu roteador,
fazendo você trocá-lo diversas vezes.
- na hora de fazer upgrade do link não existe mais porta disponivel no mesmo
roteador e então não é possível fazer o balanceamento (ou você tem que
esperar 1 ano até que a "engenharia" consiga outro roteador... e vai te
parar o link por 1 ou 2 dias para fazer a transferencia, e repetir os
defeitos acima por mais alguns meses)
- Você vai esperar de 6 meses a 1 ano para fazer qualquer upgrade que
seja... por algumas questões técnicas e outras questões burocráticas.
- ... outros peoblemas que não me lembro agora... mas todos eles com nível
de paciência e estresse altíssimo, com horas (até dias) de ligações
telefônicas. (Não estou exagerando).

O último é o mais crítico, você fica completamente engessado na hora que
precisar fazer um upgrade. Mesmo contratando com bastante antecedência, você
vai ver o seu link ficar completamente lotado enquanto espera os
departamentos de "engenharia" (uma entidade superior, sem comunicação com
você)
Na hora de contratar um link, recomendo fortemente aos colegas que exijam
conexão "FAST ethernet FULL duplex" no mínimo. Assim você garante
flexibilidade técnica para upgrades até 100Mbps, além de sair mais barato
para você e até mesmo para a operadora, a menos que ela não tenha a
infraestrutura básica na sua localidade.

Na hora que der um defeito no ethernet, também irão ganhar algumas horas,
mandando um técnico ir à sua empresa fechar um loop na ethernet usando um
equipamento de teste pra G703.... mas a taxa de problemas é infinitamente
inferior, e o tempo de resolução é mais rápido.

[]'s
Alfredo