[GTER] Roteador

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Feb 22 17:36:52 -03 2011

> qd vc diz "processadores com o controlador de acesso interno" vc refere ao
> i7 por exemplo? q possui o controlador de memoria interno e acessa ela
> diretamente?
>
> em paralelo, uma duvida: digamos q eu tenha 200 mbps de trafego com 2 peer
> apenas (soh para facilitar a conta e facilitar a explanacao da duvida q
> tenho)
>
> seria mais prudente ter 1 unica placa de rede (indo para um switch, em
> trunk) e os 2 peer ligados no switch (cada um em uma vlan) à ter cada peer
> com uma placa de rede propria?

> [...]

Se for utilizar placas sem recursos específicos, melhor ter mais de
uma e fazer com que as interrupções de cada placa sejam tratadas por
núcleos diferentes (desde que usando IRQ Affinity)

Se você utilizar uma placa com RSS (Receive-Side Scaling), como as com
chipset Intel 82575EB, aí isso não faz diferença, pois em RSS pode-se
dizer quais hashes de IP/porta vão para quais cores o que é suficiente
para dividir o tráfego e aproveitar todos os núcleos.

Rubens