[GTER] Problema com roteamento BGP

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Thu Feb 17 07:29:30 -02 2011

Comentários inline....

./diogo -montagner

2011/2/17 Samyr M. M. Bechelane <samyr at netcetera.com.br>:
> [...]
> gostaria da ajuda dos senhores, é o seguinte:
>
> Inicialmente eu tinha link com 3 operadoras (CTBC, Teleon e WKVE), todos
> eles chegando em um mesmo local, tinha seção BGP estabelecida com os 3. Como
> meu maior link era o CTBC, eu fazia a saída de toda minha rede por ele (CTBC
> era meu default gateway) e balanceava a entrada entre os 3 links através dos
> anúncios BGP... anunciando mais prefixos específicos no link maior.
>
> A primeira duvida é a seguinte... está correto fazer isso, colocar a saída
> por um link e a entrada por outro? (em principio não vejo qual o problema)

./diogo> sem problemas. tudo depende o que você quer atingir.

> A alteração nesse cenário inicial foi a contratação de um link GVT que chega
> em um local diferente de onde era meu gateway inicial. Instalei um outro
> roteador lá e fechei a sessão BGP com a GVT.
>
> Meu roteamento interno é feito via OSPF, até ai tudo bem...

./diogo> se você está redistribuindo as rotas BGP que aprende no OSPF
isto poderá se tornar um problema. Redistribuição de rotas internas
(leia-se rotas de serviços e rotas externas) é melhor fazer com BGP.
Use protocols link-state apenas na infraestrutura.

> O problema agora foi o seguinte, as redes especificas que anuncio pela GVT
> estão apresentando uma lentidão terrível quando a saída é feita pelos outros
> links, porem, se eu rotear a saída dessas redes pelo link GVT  a entrada
> apresenta comportamento normal (de acordo com a performance contratada), é
> normal isso?

./diogo> BGP não tem relação com lentidão/banda. Ele apenas define por
onde os seus pacotes sairão e por onde eles voltarão. Se no caminho
tiver algum problema de congestionamento (seja de ida ou de volta), é
normal perceber isto que você está vendo.

> Não estou vendo uma forma simples de definir qual rede sairá por qual link,
> principalmente por que meu /20 está todo fracionado dentro de minha rede.
> Alguma sugestão?

./diogo> o anuncio que você faz afeta o tráfego que entra na sua rede.
Os anúncios que você recebe afetam o tráfego que sai da sua rede.
Baseado nisso, você pode controlar para quais destinos você quer que
siga um determinado link. Porém, forçar um determinado bloco seu a
sair por um link será mais complicado. Há como fazer isto, mas não
tenho certeza se o RB suporta.