[GTER] BGP em nuvem MPLS EBT e Telefonica

Tiago Flôres tiago at balensiefer.com.br
Fri Dec 30 10:19:30 -02 2011

Rafael, Muito obrigado pela contribuição.

Realmente as MPLS das teles usam BGP e fica um pouco complicado (neste
caso) fechar sessões com elas, e ter o envolvimento direto da(s)
operadora(s) na ativação, manutenção e operação desta topologia.

Acabei por optar (por indicação de um consultor da EBT), em fechar
túneis GRE entre os meus CE's e assim não depender de configurações e
sessões bgp com operadora, como querem os gestores ficar com autonomia
sob a gerência.

Por outro lado, para cada sessão bgp, um tunel GRE é necessário e há
uma diferença de MTU entre o tunel GRE e as interfaces físicas, além
de algumas considerações quanto ao incremento de uso de processamento
e memória dos  CE's em detrimento da performance da rede. Uma boa
leitura e alguns ajustes devem ser necessários, ainda estou estudando
um pouco o tema e aceito contribuições ;)

[]'s Tiago