[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Tue Dec 20 01:49:01 -02 2011

Roberto,

Estou falando, falando, falando, mas falei pouco da estrutura. Desculpa aí.
É a empolgação.

A máquina geradora de pacotes é um Linux com BitFrost.

A máquina que funciona como roteador é um Linux 2.6.38 (Ubuntu Natty) com
driver de rede alterado pelo pessoal do Packet Shader (
http://shader.kaist.edu/packetshader/io_engine/index.html) e aplicações
userland desenvolvidas com o NVIDIA CUDA SDK (
http://www.nvidia.com.br/object/cuda_learn_products_br.html). A parte de
forwarding eu mesmo fiz baseando num algoritmo de level compressing trie
que é bem simples de achar código pronto na Internet.

O objetivo do teste era verificar o nível de complexidade em alocar o
processamento de lookup na GPU. Só isso.
Não queria saber da velocidade, nem de implementar plano de controle na
FIB, enfim, foi um um teste simples.

Agora que é viável tirar um pacote da NIC, movê-lo para userland, processar
o lookup na GPU e entregar de volta (ou não) pra pilha IP do kernel,
pode-se começar ensaios mais arrojados como trocar o algoritmo de lookup,
adicionar inteligência no forwarding, otimizar pontos, configurar melhor a
estrutura (IRQs x Core, bancos de memória x Core), etc.

A GPU é uma GeForce GTX 460 que deve custar uns R$ 400, sei lá. É uma placa
de vídeo bem simples perto dos mainframes que se vê hoje em dia pra
processar joguinhos. Durante os testes ela nem chega a aquecer direito.
Se alguém tiver uma GPU Quadro 5000 pra emprestar pra alguns testes, é só
me dizer. O ganho de performance deve ser na ordem de 150%. Talvez mais.

Abraço !