[GTER] BGP com 2 operadoras e 2 roteadores

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Sat Dec 17 10:18:47 -02 2011

Em 15 de dezembro de 2011 22:24,  <ffkammer at conchalnet.com.br> escreveu:
> 1) Devo configurar uma sessão ibgp entre os 2 roteadores de borda meus,
> até aqui tudo bem, só fiquei na dúvida de como fazer os anúncios no
> iBGP, poderia me dar a dica? Ou basta eu fechar a sessão ibgp?

Não tenho bem certeza, pois na minha estrutura não tenho nenhum iBGP rodando.

Espero que nossos colegas mais experientes consigam lhe ajudar.

Mas até onde sei, o iBGP é uma sessão comum de BGP mas com AS Privado
(65530 por exemplo) ai você controlaria nos filtros, ou enviaria
apenas uma rota default para o outro Roteador de Borda.

Pensando bem, você poderia "exportar" as rotas aprendidas pelo BordaA
para o BordaB e vice versa, mas dando uma prioridade menor para elas,
assim BordaA usaria as rotas "por" BordaB somente quando sua sessão
BGP com a OperadoraA caisse.

Acho que é mais ou menos por ai.

> 2) Como faço com o gateway padrão dos 2 concentradores PPPoE meu? Como
> você sugere que seja feito o roteamento entre os roteadores
> BordaA/BordaB e PPPoEA/PPPoEB?

Em seu concentradores PPPoE, como estão um nível abaixo dos Borda[S],
você poderia definir apenas uma rota padrão para o Borda[N] ou mesmo
fechar sessão iBGP também com os Borda[N].

Digamos:

OperadoraA <--> BordaA <--> PPPoE_A <--> Clientes...

OepradoraB <--> BordaB <--> PPPoE_B <--> Clientes...

Você poderia fazer um peer iBGP entre BordaA e BordaB apenas, ou mesmo
fazer o peer direto entre PPPoE_A + (BordaA e BordaB) e PPPoE_B +
(BordaA e BordaB), pois assim os PPPoE[S] já estaria direto com os
dois bordas.

Não sei se esse última sugestão seria válida.

* Vamos estudar esse seu caso. rsrs

Wenderson Souza