[GTER] PTT-SP PIX TIVIT

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Dec 16 10:04:04 -02 2011

On 16-12-2011 07:26, Paulo Fegueredo wrote:
> Me tirem uma duvida: qual o objetivo da troca de trafego entre as
> AS? Seria compartilhar o meio físico? Uma empresa poderia usar muito
> mais trafego do que esperado e atrapalhar outras empresas? Ex.:
> lojas virtuais em época de Natal?

Hmm? A troca de tráfego entre os AS *é* a Internet.  Difere em peering e
trânsito, e o peering tem suas subdivisões também (tarifado ou não pelo
balanço de tráfego, etc).

Você sempre tem que utilizar tecnologias de shaping e engenharia de
tráfego para garantir o compartilhamento justo de um enlace físico de
uso comum (ou evitar que os enlaces de uso comum lotem, aumentando a
capacidade deles sempre que começam a atingir os 80% de capacidade
utilizada).  Mas isso não é chamado "troca de tráfego".  Um possível
nome seria "compartilhamento de infraestrutura"...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.