[GTER] RES: VPN

Alexandre Grojsgold alexandre.grojsgold at gmail.com
Wed Dec 14 17:50:49 -02 2011

On 12/13/2011 02:11 PM, Marlon Borba wrote:
> Pelo que me recordo as próprias operadoras estabelecem circuitos virtuais
> sobre a Internet, mas não me parece que respondam pela confidencialidade do
> tráfego do cliente.
>
> M.

Esse é o ponto. Não me parece que as VPNs usualmente ofertadas pelas
prestadoras de serviços de telecom tenham criptografia associada. Nisso
peço ajuda aos demais, talvez o serviço exista.

Mesmo que exista, será sempre uma segurança dependente do provedor do
serviço - eles terão a chave para descriptografar os dados.

Acho que todos concordarão que sem criptografia, a "segurança" oferecida
pela VPN é mais ou menos da ordem da oferecida por um NAT.  Pode tornar
o ataque mais difícil, mas longe de ser mecanismo de segurança sério.

Portanto, continuo perguntando por boas razões para gastar mais $$$ em
uma solução de VPN, comparado a um duplo acesso internet comum.

-- Alexandre.