[GTER] Telefônica Fibra

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Dec 12 10:40:43 -02 2011

On 08-12-2011 13:48, Emiliano Martins wrote:
> Depois de uma hora no telefone com eles, e de falar com 4 pessoas
> diferentes, que não sabiam a diferença entre o comprimento de onda e
>  o comprimento da fibra, consegui a informação:
>
> fibra monomodo 1490nm de Downstream e 1310nm de Upstream.
>
> E eles ainda falaram que se eu não usar o roteador deles, além de
> não funcionar eu irei derrubar o serviço de outros usuários.

O que vi instalarem por aqui não é um simples roteador com porta óptica.
  É uma ONU GPON (no caso era uma ONU da Ericson), e se você ligar
qualquer coisa naquela fibra é bem capaz de derrubar um segmento da
árvore GPON mesmo.

Eles andaram tendo problemas com isso, GPON não é como ethernet, que dá
muito pouco problema de compatibilidade...

Peça para configurar a ONU em modo transparente, que você pode colocar
seu próprio roteador ligado na ONU, mas não é boa ideia tentar colocar
sua própria ONU no lugar de usar a ONU deles.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.