[GTER] BGP com 2 operadoras e 2 roteadores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Dec 11 22:06:37 -02 2011

2011/12/9 fknet <ffkammer at conchalnet.com.br>:
> Boa tarde!
>
> Temos um provedor de Internet e preciso de uma ajuda dos colegas de como
> fazer para trabalhar com BGP em 2 links entregues em roteadores distintos e
> por operadoras distintas. Não penso em fazer balanceamento por destino,
> apenas poder indicar qual bloco /24 meu sairá por qual operadora e, em caso
> de falha de uma delas, toda minha rede sair pela outra.

Isso é roteamento por origem. Se desapague do roteamento simétrico e
abrace a assimetria inerente da Internet.

> Hoje o cenário é assim:
> Operadora1 - router_borda_1 - concentrador_clientes_1 - clientes_da_cidade1
> Operadora2 - router_borda_2 - concentrador_clientes_2 - clientes_da_cidade2
>
> As duas cidades estão interligadas através de um enlace de rádio, então
> pensei em fazer da seguinte forma e gostaria da opinião dos colegas se meu
> raciocínio está correto e se funcionará:

Se você não fizer isso por bloco IP mas por topologia, vai ter esse
efeito naturalmente do roteamento que prefere EBGP a IBGP por default.
(IBGP aliás que faltou na sua descrição)

> Fecho a sessão BGP entre o roteador 1 e a Operadora 1, anuncio meu /21
> inteiro e alguns /24 que quero que saiam pelo link1;
> Fecho a sessão BGP entre o roteador 2 e a Operadora 2, anuncio meu /21
> inteiro e outros /24 que quero que saiam pelo link2;
> O roteamento entre o router_borda_1, router_borda_2 e os 2 concentradores de
> cliente faço via OSPF;
> Pensei em usar entre o roteamento dos routers_de_borda e dos concentradores
> IPs privados, apenas para ecnonomizar IPv4, há algum problema nisto?

Esse IPs aparecem em traceroutes e essa economia pode introduzir
problemas de Path MTU Detection. E a economia final é de poucos
endereços.

E você está confundindo sentidos de tráfego ao dizer "quero que saiam"
e "anúncios"; anúncios controlam tráfego entrante, não sainte.

> Agora minha pergunta, se o link 1 cair, todos clientes sairão pelo link2 e
> vice versa?
>
> Se minha idéia estiver correta algum colega poderia me auxiliar no
> roteamento OSPF no Mikrotik? Nunca trabalhei com OSPF e estou meio confuso
> em como fazer.

Porque não é no OSPF que se faz isso, mas fazendo uma sessão IBGP
entre os roteadores BGP das duas cidades.

Rubens