[GTER] RES: RES: Cacti

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Thu Dec 8 21:31:25 -02 2011

Operadoras cobram de uma das seguintes maneiras:

a) Circuito fechado sem nenhum tipo de burst (10M é 10M e não 11M) - estranhamente é o comum no Brasil
b) Circuito fechado com policy na porta, fazendo shaping. É o que fazem alguns datacenters, que dão burst de 3 ou 5x a quantidade de Mbps contratados. É ruim pra diabos pois consome CPU do roteador.
c) Circuito burstable a 90 ou 95% (peak) - é o mais comum em qualquer lugar do mundo.

Eduardo, acho IMHO que seu cálculo está incorreto. O 95% do cacti é o da medida naquele exato momento, não é média dos 5 minutos separados não. A medida é feita a cada 5 minutos. Se você deu o azar de medir 30Mbps, vai contar 30Mbps; se medir 5Mbps, vai contar 5Mbps. Os valores discretos só são calculados num cenário de average/pagamento por transferência de dados (o famoso x GB ou TB de transferência mensal), onde aí cada byte conta.

Já se você tem polling a cada 1 minutos e usa o gráfico de 5 minutos, pode escolher se é o valor da média ou o discreto. O padrão é o discreto, se não me engano.

[]s
Rafael