[GTER] RES: [280-16739C2A-0400] Re: Telefônica Fibra

Felipe Da Cruz felipedacruzrs at gmail.com
Thu Dec 8 19:42:03 -02 2011

Acho que acabamos desviando da pergunta que originou a minha primeira
resposta, já que configurando de uma forma "simples" eliminamos N
possibilides e
chegamos no mesmo patamar ou probabilidade de um usuário 'snifar" um switch
metro segmentado L2 por Vlans.

> indisponibilidade como tambem por causa da seguranca: como a mesma
> fibra acaba sendo "compartilhada passivamente" entre todos os clientes
> de uma mesma area, cada um deles acaba "vendo" o trafego de todos os
> outros, nao?

Mas "caimos" para a parte interessante do assunto, segurança, testes e
afins.

>Levando-se em conta que o upstream é via TDMA em 1310mm se eu trocar
>a ONU por um conversor de mídia normal que tenha TX em 1310 o que
>aconteceria na rede PON ?

Rober,

   Acompanhei a equipe de engenharia aqui da empresa em um LAB:

LADO "G"PON:

-Três modelos de OLTs de fabricantes distinos (1 do BR e 2 de fora)
-Três modelos de ONTs de fabricantes distinos (1 do BR e 2 de fora)
-Orçamento de potência: Laser classe B (Sensitivity  -28 a -8)
-Splitter: 1:2 a 1:64
-Atenuador optico variável (0.5 a 30 dB)

LADO NEGRO:
-Transceptores com TX POWER-8~-12 dBm

   Fizemos N testes e até o momento o problema gerado "por inserir" um
componente injetando com TX em 1310
(ver nº anteriores) é totalmente proporcional a atenuação de um projeto
com orçamento de potência de 28 dB considerando um
split-ratio 1:32 lá no KM 19. (Ver os nºs anteriores).

   Mas foi algo matematico usando valores e variaveis "padrões", como o
nosso OTDR não testa PON estou esperando chegar o
OTDR PON que vem em JAN/12.

   Ah, não concluimos os testes ainda, vamos mudar a classe do laser,
testar com outras sensibilidades, outros transceptores e etc.

   Resumindo: Em nenhum momento a OLT ou a ONT parou, nas realmente
"atenuou" o segmento.

   Mas de fato uma coisa é simples de fazer: Saturar o segmento injentando
um TX power parrudo...

   Quando chegar o OTDR PON vamos gerar numeros concretos.