[GTER] RES: [280-16739C2A-0400] Re: Telefônica Fibra

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Dec 8 17:33:35 -02 2011

Alo Rubens,

On Thu, Dec 08, 2011 at 05:19:05PM -0200, Rubens Kuhl wrote:

> A sugestão foi do Felipe...

No email as vozes de voces soam igualzinhas :-) Falando serio, desculpe
a confusao. Eu percebi, mas so' depois que ja' tinha enviado o email...

> Ouvir vai ser fácil, porque o downstream é um grande domínio de
> broadcast.

Ouvir e' tudo o que a Eve precisa... ou seja, "diversao" garantida em
todos os protocolos nao criptografados.

> Transmitir é difícil

Transmitir so' e' necessario para o Mallory fazer os seus MITMs nos
protocolos criptografados (alem e' claro da burrice dos usuarios que
clicam OK em tudo sem ler...)

> , pois as transmissão são por
> requisição de slot de tempo, mas pode ser feito se ele forjar uma ONT
> que esteja desligada naquele momento.

O que impede o sujeito de transmitir no slot dele mesmo, porem com o
endereco L3 (IP) do sujeito que ele esta' tentando personificar? Duvido
que as OLTs facam esse tipo de verificacao...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)