[GTER] RES: [280-16739C2A-0400] Re: Telefônica Fibra

Felipe Da Cruz felipedacruzrs at gmail.com
Thu Dec 8 17:24:30 -02 2011

Não

Resumo,

             A ONT no assinante (Optical Network Unit) se "registra" na OLT
(Optical Line Termination) que está no site de operadora.

Se você tratar as instruções no parametro per_vid na OLT:

Para downstream:
No "interwork ds method" passe as instruções de per_vid, onde o GEM Port ID
(Cada ONT ganha a sua ID) é igual ao valor do campo de VID da tag de VLAN.

Para upstream:
No parametro de manipulação dos headers dos pacotes (interwork us method)
use o "vid", onde um tag de VLAN é acrescentado a cada pacote com VID igual
ao ID do flow de upstream.

*        *    Automaticamente cada ONT estára em um segmento de L2 distinto
mas compartilhamento o mesmo meio físico (Comprimento de onda),
se estiver segmentando da forma anterior não adianta apenas
manipular/configurar/trocar a ONT por uma em modo promiscuo que não vai dar
"nada",
o teu GEM ID está lá na OLT. (To vendo que vai aparecer N papos do estilo:
Dá pra manipular a GEM ID :P )

            Ahhh, é possivel "snifar" segmentos em L2 estando no mesmo meio
fisico (L1) ? Sim, é possivel: No "GPON", no switch que segmenta
a L2 por Vlans, no radinho e etc.

            É fácil? Ai é outro papo.

:)