[GTER] Verificar numero de rotas anunciadas num determinado periodo

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Dec 5 10:18:13 -02 2011

On 02-12-2011 18:15, Edinilson - ATINET wrote:
> Caros amigos, tive um problema com uma das operadoras que
> trabalhamos (antiga Global Crossing, atual Level 3). Das 15:10hs até
> as 18:15hs do dia 01/12/2011 recebemos apenas +- 47.000 das +-376.00
> rotas que normalmente recebemos e o gateway deles apresentava uma
> perda de pacotes por volta de 80% (ou seja, apesar da sessão BGP
> estar UP, praticamente não dava para se fazer nem acessar nada).
>
> Porém, por um descuido de minha parte, não salvei as telas nem os
> logs da saida do comando: show ip bgp summary comprovando isto, no
> periodo do problema.

> [...]

Olhou nos logs do roteador se a sessão caiu nesse período?  Verificou
nos dumps das tabelas de rotas do RouteViews se houve mudança na
visibilidade dos seus prefixos anunciados via level3?  Você mantém
histórico do throughput e taxa de erro da interface de rede, e eles
mostraram a queda na performance?

Para o futuro, aumente o monitoramento nesse roteador: coloque o tamanho
da tabela de rotas recebidas de cada peer em uma rrd, e logue todos os
eventos.  Use o smokeping para manter registro do comportamento de
latência e perda de pacotes do enlace, etc.

Fora isso, se eles insistem que você, que é o cliente, está errado ou
mentindo quando a rede deles dá problema, não importa muito o motivo da
recusa deles em reconhecer o defeito: é certeza de problemas piores no
futuro.  Tente determinar se esse acontecimento foi ou não um fato
isolado, e pense nisso.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.