[GTER] Ferramenta de teste de desempenho de link

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 26 11:08:43 -03 2011

On 19-08-2011 11:07, Lista wrote:

> Qual o tamanho ideal do pacote para esse tipo de testes, e como saber
> qual o tamanho de pacotes que sai ou trafega na minha rede?

É só medir.  Qualquer equipamento de teste que preste mede, e tem um
monte de programas que medem também, seja observado o tráfego
diretamente, ou em coletor de NetFlow.

Se não quiser medir a sua realidade, eis a minha em um dos enlaces de
trânsito, durante alguns segundos da HMM:

Packet Size (bytes)     Count
1 to 75:                363168
76 to 150:              18824
151 to 225:             9407
226 to 300:             8305
301 to 375:             5605
376 to 450:             4932
451 to 525:             5146
526 to 600:             24956
601 to 675:             6713
676 to 750:             3535
751 to 825:             3639
826 to 900:             2732
901 to 975:             2651
976 to 1050:            2105
1051 to 1125:           2757
1126 to 1200:           2343
1201 to 1275:           1886
1276 to 1350:           3625
1351 to 1425:           13290
1426 to 1500:           216587

Tem todos os picos esperados:

Pico gigante devido ao ACK-storm causado por conexões fortemente
unidirecionais, e a grande quantidade de stacks TCP/IP meia-boca
(Windows anterior ao Windows 7).

Pico gigante nos pacotes perto da MTU da Internet.

Picos menores até 150 bytes (DNS) e ~550 bytes (DNS, tráfego em paths
com MTU/MSS artificialmente baixos).

Não tem VoIP correndo nesse enlace.  Se você tem uso acentuado de VoIP,
muda um pouco a distribuição dos pacotes, aumentando a quantidade de
pacotes pequenos.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.