[GTER] Erro OSPF mikrotik

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Aug 25 11:42:31 -03 2011

On 09-07-2011 12:36, Rubens Kuhl wrote:

> Num link roteador a roteador os únicos pacotes broadcast e multicast
> são ARP e protocolos de roteamento, com bem poucos pps (0.5 pps de
> HELLOs OSPF, por exemplo)... os problemas não são quantitativos.

O buraco é um pouco mais em baixo.  Todo mundo está acostumado com o
multicast e broadcast do IEEE 802.3 (que é extremamente funcional e
simples de entender), e acaba esquecendo (ou não sabe) que multicast sob
IEEE 802.11 é uma verdadeira praga do juízo final.

Parte do problema é bem descrito na Wikipedia (para 802.11 a/b/g, não
sei se foi revisto para 802.11n):

--8<--
Wireless (802.11) considerations[1]

An 802.11 wireless network will handle multicast traffic differently,
depending on the configuration of DTIM (Delivery Traffic Indication
Message), and beacon interval settings. If there aren't any station
within the BSS (Basic Service Set) is in power save mode, multicast
packets are sent immediately when they arrive. If there is at least one
station in power save mode, access points then only delivers multicast
traffic after each DTIM interval, and transmit at one of the supported
rates in the basic rate set. In most retail wireless access
points/routers, this interval is 102.4 ms (DTIM=1 (beacon interval)) and
the transmit rate is either 1 Mbps or 6 Mbps, depending on the operating
band and protection mode. As a result, the DTIM and beacon interval
settings should be adjusted for optimum performance when implementing
multicast in wireless networks.[7]
--8<--

Mesmo na melhor das situações, essas garantias para multicast não são
necessariamente suficientes para rodar OSPF de forma estável com timers
padrão em modo multicast.

Só para deixar tudo mais "interessante", os rádios costumam forçar
prioridade mais baixa para o tráfego multicast e descartar mais
facilmente os pacotes de multicast, o resultado é instabilidade no OSPF
sempre que o enlace tem alguma dificuldade ou está um pouco mais cheio.

Para o caso específico dos UBNT, é possível que o AirOS em modo AirMax
mude completamente o comportamento de multicast, inclusive para pior, ou
que tenha que ser configurado de forma específica para funcionar.  E,
como tudo na vida tem que ser "interessante", o comportamento na certa
deve variar com a versão do AirOS.

Alguém se habilita a testar os vários cenários e fazer uma apresentação
para a GTER? :-)  Com a quantidade de UBNT em uso, tenho certeza que vai
interessar a muita gente...

[1]
http://en.wikipedia.org/wiki/IP_multicast#Wireless_.28802.11.29_considerations
[7]
http://www.wireless-nets.com/resources/tutorials/802.11_multicasting.html

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.