[GTER] Duvida em BGP sobre Loopback e OSPF no Mikrotik.

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Mon Aug 22 10:58:31 -03 2011

Bom dia,

    Estou fazendo uns testes com roteamento dinâmico utilizando ip's de
loopback, com o OSPF para distribuir as rotas para os loopbacks de cada
roteador, e as sessões BGP's fechadas em cima desses endereços de
loopback. Notei um comportamento que eu não esperava, no seguinte
cenário:

Loopback do roteador 1: 10.0.0.1
Loopback do roteador 2: 10.0.0.2
Loopback do roteador 3: 10.0.0.3

IP's para o da area de backbone do OSPF:

roteador3: 192.168.2.2/30
roteador2:
                192.168.2.1/30 (roteador 3)
                192.168.1.2/30 (roteador 1)

roteador1:
                192.168.1.1/30 (roteador 2)

roteador3 ------ 192.168.2.0/30 ------ roteador2 ------- 192.168.1.0/30
------- roteador1 ------------- (Operadora)

    +---------------------------------------- BGP
------------------------------------------------+

O roteador 1 envia a rota default para o roteador 3:

0.0.0.0/0 gw 10.0.0.1

O roteador 3 chega no loopback do roteador 1 através do roteador 2:

10.0.0.1 gw 192.168.2.1

O problema é que se eu tento sair do roteador 3 para algum endereço
externo, o roteador 2 responde "destination network unreachable", pensei
que o roteador 3 encaminharia os pacotes para o endereço de loopback do
roteador 1, mas ele ficou dependendo de o roteador também ter alguma
rota default. Tem alguma forma de fazer isso que estou tentando sem ter
que fechar sessões BGP com todos os roteadores da área 0?

Obrigado.