[GTER] Fwd: APNIC IPv4 Address Pool Reaches Final /8

MARLON BORBA mborba at trf3.jus.br
Fri Apr 15 11:15:13 -03 2011

O problema é que o pessoal do NAT vai trazer um estilingue e derrubar o
gato de lá a pedradas. Gambiarra, como o próprio NAT (desculpem-me, mas
não resisti :-)).

Sobre o comentário do Rubens, se concretizada a previsão pessimista do
LACNIC, em 2012 não teremos mais biscoitos. Cito:

"Dependendo do tipo de modelo utilizado, a data  final de esgotamento do
espaço de endereços IPv4 do LACNIC varia entre junho de  2012, no pior
dos casos, e maio de 2014, no modelo mais optimista."

http://www.lacnic.net/pt/registro/espacio-disponible-ipv4.html

Agora uma pergunta mais contundente: Uma rede inteirinha baseada em IPv6
e apenas com "gateways" v6-v4 não seria melhor de implementar quando se
tem um parque tecnológico atualizado e já compatível com v6? Dual-stack
não dá mais dor-de-cabeça nesse caso?

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário · Segurança da Informação
IPv6 Evangelist · Moreq-Jus Evangelist
Comissão Local de Resposta a Incidentes - CLRI
TRF 3 Região
(11) 3012-2030 (VoIP)
--
Governing for enterprise security
means viewing adequate security as

Pois é! Essa eu faço questão de registrar...

Em 28 de novembro de 2001, há quase 10 anos, falávamos sobre IPv6 no
Lacnic
II, que ocorreu em São Paulo.

O cenário daquela época era bem diferente, ainda de "early adopters"
(vejam
slide 39 de [1]) e a RNP tinha backbone v6 desde 1998.
Não tínhamos nenhuma "bola de cristal", mas falávamos em falta de
endereços
em pelo menos 10 anos. Tá aí! Agora o gato tá lá.
[...]