[GTER] Internet test

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Thu Apr 14 17:28:10 -03 2011

O grande problema de testes de velocidade que utilizam apenas uma conexão
TCP foi perfeitamente explicado pelo post abaixo do Rubens.

"
Uma leitura dos dois artigos sobre performance TCP publicados no
Internet Protocol Journal do Geoff Huston vão te dar um boa
explicação disso:

http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/ac174/ac196/about_cisco_ipj_archive_article09186a00800c8417.html
http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/ac174/ac195/about_cisco_ipj_archive_article09186a00800c83f8.html

Mas num deles há uma fórmula da banda máxima que qualquer versão de um
protocolo como TCP um dia irá alcançar:

Banda = 0.93 x MSS / ( RTT x raiz (perda) )

O MSS é o MTU menos 40, 1460 bytes ou 1460*8 bits usualmente, o RTT
mínimo medido pelo Proyecto Simón entre BR e EUA é 109 ms, e uma perda
usual é algo da casa de 1/1000, o que daria pouco mais de 3 Mbps por
conexão. Se usar o RTT médio de 250 ms dá pouco mais de 1 Mbps por
conexão.

Se usar os parâmetros do SLA que normalmente dizem latência de até 300
ms e 1% de perda, dá menos ainda.

Rubens"

Gustavo Santos
Analista de Redes