[GTER] Um netblock pode pertencer a mútliplos AS?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Apr 13 09:47:05 -03 2011

On 13-04-2011 01:19, MARLON BORBA wrote:
> Não falo da hipótese de "multihoming" sem ASN. A pergunta foi: a
> empresa Y pode ter blocos IPv4 delegados pela empresa X, construir
> com esses blocos um AS (e possuir um ASN) e fazer multihoming
> anunciando suas rotas "mais específicas" por BGP, contratando
> *trânsito*, ligando-se a um PTT, etc? Isso, mesmo que a empresa X
> possua seu próprio sistema de multihoming (e portanto anuncie suas
> rotas "mais gerais" via BGP)?

Pode.  É idêntico ao caso clássico de prefix hijack, e se isso não
funcionasse, o crime organizado não usava.

A única coisa que vai diferenciar de uma operação criminosa, é a
quantidade de "publicidade positiva" que seu upstream fizer garantindo
que você é cliente dele.  O que vai ficar muito complicado se você
quiser ter mais de um provedor de trânsito.

Eu não faria isso de jeito nenhum.  Melhor alocar esforços em justificar
um /24 de IPv4 enquanto ainda dá.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.