[GTER] Redução do preço do megabit com o PNBL

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Apr 11 11:27:10 -03 2011

> Tenho acompanhado notícias sobre o PNBL, gostaria da opinião de vocês a respeito do preço do megabit a curto e médio prazo.
>
> Se tudo o que estiver sendo prometido realmente se concretizar, teremos o megabit a R$ 35,00, uma diferença absurda com relação ao preço praticado atualmente.

R$35 para um serviço residencial de 1 Mbps com sobre-assinatura é
diferente de um serviço de tráfego sustentado.
O próprio PNBL tem citado R$230/Mbps como preço que a Telebrás irá praticar.

> Esta expectativa acaba fazendo com que seja besteira assinar qualquer contrato por tempo maior do que 12 meses, se a tendência é de queda do preço.

A tendência do preço é sempre de queda, e isso faz parte do mecanismo
de definição do preço... quem vende já assume que o preço será menor
no futuro e portanto oferece vantagens para tempos maiores de
contrato.

> O que vocês acham a respeito? O preço do megabit irá reduzir mesmo ou é conversa pra boi dormir?

Eu acho que irá cair se a Telebrás for efetiva em derrubar o preço da
conexão nacional. O preço da conexão internacional tem caído em US$ e
a queda do US$ tem ajudado a derrubar o preço em R$ ainda mais, mas a
oligopolização do mercado ainda é forte nas interconexões entre os
grandes players nacionais.

Rubens