[GTER] RES: Sessão eBGP é IGP ou EGP ?

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sun Apr 10 22:10:56 -03 2011

Eduardo,

Em casos como este, a leitura da RFC pode ser esclarecedora:

http://tools.ietf.org/html/rfc4271

<http://tools.ietf.org/html/rfc4271>

 a) ORIGIN (Type Code 1):

            ORIGIN is a well-known mandatory attribute that defines the
            origin of the path information.  The data octet can assume
            the following values:

               Value      Meaning

               0         IGP - Network Layer Reachability Information
                            is interior to the originating AS

               1         EGP - Network Layer Reachability Information
                            learned via the EGP protocol [RFC904
<http://tools.ietf.org/html/rfc904>]

               2         INCOMPLETE - Network Layer Reachability
                            Information learned by some other means

            Usage of this attribute is defined in 5.1.1.

A utilização deste atributo é na indicação de onde foi aprendido, ou
importado, a NLRI.

No caso do link apontado pelo Igor, isso se traduz em:
- Você verá a indicação de IGP quando NLRI for importado pelo BGP através do
comando "network";
- Você encontrará a indicação incomplete quando utilizar o comando
redistribute para redistribuir rotas diretamente conectadas, estáticas ou de
outros protocolos de roteamento para o BGP;
- Você verá a indicação de EGP quando os prefixos forem aprendidos via
protocolo EGP (RFC904). Note que ninguém mais usa este protocolo e é
improvável que você encontre prefixos com origem EGP (a menos que
manipulados com route-maps).

O conceito é o apresentado acima. EGP é ao mesmo tempo uma categoria de
protocolos de roteamento e um protocolo de roteamento legado. O atributo
origin leva em consideração o protocolo EGP legado (RFC904) e não a
categoria em si.

Espero ter esclarecido.

Um abraço, Gustavo Albuquerque