[GTER] RES: RES: DWDM x MPLS.

Livio Zanol Puppim livio.zanol.puppim at gmail.com
Thu Apr 7 22:42:18 -03 2011

Marlon,

Pelo que entendi, a ligação dos órgãos do poder executivo federal será feito
pela telebrás em toda a abrangência da rede, só não sei lhe precisar se será
somente via fibra óptica com DWDM ou também existirá comunicação via rádio
para estes locais. A ligação destes locais, também conforme eu entendi, será
sem custo para o governo.

Em relação ao poder judiciário, não sei se a TELEBRAS também abrangerá esta
conectividade, se sim, provavelmente também será sem custos.

A relação custo/benefício para implantação deste tipo de infraestrutura deve
ser analisada detalhadamente. No caso de ligação de TODOS os órgãos do poder
judiciário federal na extensão territorial do Brasil via DWDM, a primeira
vista, parece não ser vantajoso a aquisição de infraestrutura própria, mas
sim a contratação de uma operadora.

Agora imagine um local densamente populado por pontos de acesso em uma
distância pequena, aonde o custo de um link de dados é caro (diferente de
São Paulo)... Pode ser que seja economicamente vantajoso. Enfim, as
variáveis para esta análise vão muito além das contas de padaria, e um
estudo detalhado deve ser realizado analisando todas as variáveis.

Em relação a DWDM x MPLS creio que o pessoal tirou suas dúvidas.

Para deixar mais claro: DWDM é utilizado na camada física para possibilitar
a maximização da utilização de cabos de fibra óptica, possibilitando a
transmissão simultânea de diversos comprimentos de onda em velocidades que
podem chegar até a 40Gbps em cada comprimento de onda. O que vai por cima,
na teoria não importa. O que está sendo mais implantado atualmente é
ethernet, IP ou MPLS. tecnologias TDM como SONET e SDH estão caindo em
desuso apesar do aumento de banda da comunicação deste tipo tecnologia. Na
minha opinião, grande parte do incentivo a utilização de SONET e SDH vem da
tentantiva de aproveitar o investimento já realizado pelas empresas de
telecomunicações nesta área no mundo inteiro.

[]'s

Lívio Zanol Puppim