[GTER] Garantia 10% Best Effort

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Apr 6 09:02:54 -03 2011

On 05-04-2011 17:08, Ricardo Stock wrote:
> o que eu conheço sobre isto, é que a banda é compartilhada entre
> todos, não há garantia nenhuma das transmissões serem concluidas,
> uma vez que a banda é compartilhado e as transmissões concorrem umas
> com as outras. E sem nenhum motivo ou critério, tipo as cegas
> mesmos, quando a congestinamento de banda, os pacotes são
> "descatardos" aleatoriamente. sem falar que tem o delay.
>
> Nunca ouvi falar sobre garantia (de forma clara). nem escura :-)

Nunca se deve confundir as práticas escusas do mercado, com
características tecnológicas, e com obrigações regulatórias.  São três
assuntos ortogonais, por mais que isso não faça sentido :-p

E best-effort simplesmente significa que o encaminhamento _do pacote_ é
best effort, com pouco tratamento diferencial (e certamente nenhuma
priorização diferencial).  Não tem absolutamente nada a ver com suas
obrigações contratuais e regulatórias sobre a qualidade do serviço prestado.

Tenho dois enlaces de trânsito best-effort, aqui.  E eles possuem SLAs
para throughput, perda de pacotes (apenas quando o enlace não está
congestionado), latência máxima e média, disponibilidade, MTTR,
atendimento e escalonamento.  O contrato define punições quando os SLAs
não são honrados (a primeira é que enlace operando fora do definido
pelos SLAs é gratuito.  E existem multas se a situação perdurar).

Saiu uns R$ 210/Mbit/s.  Preço bom, considerando que somos governo e os
enlaces tem apenas 30Mbit/s.

Se eu pedisse alguma coisa diferente do best-effort, pagaria um pouco
mais para ter acesso a marcação de tráfego na rede da operadora (gold,
silver, etc) que, em teoria, fazem diferença quando o backbone ou o
enlace congestionam.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.