[GTER] Garantia 10% Best Effort

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Apr 5 16:39:57 -03 2011

On 05-04-2011 15:18, Pedro Angones wrote:
> Alguém sabe me dizer que lei diz que links Best Effort devem ter
> garantia de apenas 10%?

Nenhuma.  É a "prática" de mercado.

A ANATEL quer regulamentar limites mais razoáveis no plano geral de
metas do SMP:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=11&infoid=23394&sid=17),
mas é óbvio que os dino$$auros não querem, e pelo que me contam, a
ANATEL de hoje não é a mesma que forçou goela abaixo a portabilidade.

O SCM continua sem metas de qualidade (RGQ-SCM), mas parece que
este está para ir para consulta pública no futuro não muito distante.
Mas duvido que vá ter destino melhor que o PGM do SMP.

Claro que se não regulamentar a latência máxima admissível, não adianta
de grande coisa para qualquer coisa que não seja download de arquivo.
Só que se falar algo sobre regulamentar latência, parece que o mundo vai
acabar...

No SMP, por exemplo, medi Claro e Vivo aqui em Campinas/SP, e ambas
estavam com buffers enormes, maiores que 1s (chegou a 2s down, 1s up em
um dos casos).  Ou seja, na hora que os enlaces lotam, você tem um RTT
de 3s até a borda da operadora, a ser acrescido ainda pelo RTT entre a
operadora e o destino da conexão.  Só não sei se o bufferbloat é culpa
dos modems HSDPA (testei em Huawei e ZTE *vendido* pela operadora) ou da
infra das operadoras.

PS: HMM = hora de maior movimento

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.