[GTER] Adquirir Classe IPv6

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Apr 4 23:55:48 -03 2011

2011/4/4 Luiz Mascarenhas <luiz.mascarenhas at acotel.com>:
> Olá pessoal,
>
> Hoje possuo um bloco IPv4 e estou querendo adquirir um IPv6, alguém sabe me
> dizer como está a questão de valores $$ para o primeiro ano de aquisição
> para quem já possui AS ?

Considerando que você obtenha o bloco antes de 1 de Julho deste ano, o
primeiro ano não vai custar nada, pois até 1 de Julho de 2012 o bloco
IPv6 não conta na sua definição de categoria. Vide
http://registro.br/provedor/numeracao/custos.html

Notar que mesmo depois de 01.07.2012, é grande a chance do bloco IPv6
continuar não determinando sua definição de categoria, e portanto o
custo adicional ao IPv4 continuará sendo zero, pois o bloco mais usual
de IPv6 para ISP que é o /32 não coloca você numa categoria diferente
da que o IPv4 já o faz.

Para empresas maiores, ainda não há ninguém ao que eu saiba no Brasil
com um /26 de IPv6 (que seria Extra Large), então mesmo por exemplo
uma grande operadora celular com 100% de clientes em IPv6 deve caber
por um bom tempo ainda nas categorias Medium e Large, onde elas
provavelmente já estão hoje com seus blocos IPv4.

O único detalhe a notar é que o verbo "adquirir" sugere uma relação de
troca de dinheiro por um bem que não é o que acontece em
endereçamento, mesmo IPv6. É preciso justificar apropriadamente a
demanda, o que pode incluir trabalhos não-triviais de planejamento de
rede; se houver alguma pendência de falta de designação nos blocos
IPv4 ela será "cobrada" nessa hora, então mesmo não havendo custo
financeiro algum para IPv6, pode haver tempo e recursos no processo de
sua obtenção.

Rubens