[GTER] PTT-Metro SP

Welisson welisson at conectcor.com.br
Sat Apr 2 12:47:18 -03 2011

>Acho que misturou-se aqui 2 coisas, a conversa começou com tráfego de
>SAÍDA CLIENTE ---> YAHOO e acabou discutindo anúncio mais específico, que
>interfere no tráfego INTERNET ---> CLIENTE:

A questão de ter mencionado o Yahoo, foi simplesmente indagar se houve
algum tipo de mudança de politica do mesmo, onde antes~(não sei bem ao
certo), tinha meu trafego escoando para eles via PTT.

> [...]
>acordo de tráfego bilateral?
>
>E concorda que quando você deu o tracert pro yahoo.com.br, da sua rede, é
>tráfego de SAÍDA, certo?
>
>O tráfego de saída você manipula de 2 maneiras:
>
>Recebendo rotas mais específicas(coisa que quem faz é o participante do
>PTT) ou
>Colocando pesos maiores prá um ou outro gateway.
>
>Porém concorda que se aquela rede nunca foi anunciada pro PTT, você nao
>pode manipular a saída?
>
>Resumindo: se a empresa não participa do PTT ou deixou de divulgar suas
>rotas pro PTT, seu tráfego não SAíRA pelo PTT?

Concordo. Concordo também que o Yahoo.com.br esteja respondendo por ips
fora do Brasil, e no entanto sua volta será feita via Transito.
A questão que me indagou esse assunto foi o tipo de situação ocorrida, por
exemplo.
Meu Link com o PTT por exemplo girava em torno de 200Mbp/s de repente ele
caiu para 100Mbp/s, fazendo com que meu link transito fosse para o seu
limite, e no caso mesmo divulgando rotas ainda mais especificas para o PTT
não surte efeito algum.
O que me leva a entender que algum tipo de mudança de politica foi feito
por algum participante do PTT, bastaria saber qual seria o motivo. :(