[GTER] PTT-Metro SP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 1 19:58:54 -03 2011


> A utilização de prefixos mais específicos no PTT é uma boa solução para a melhor utilização do recurso, visto que a especificidade da rota é sempre o primeiro parâmetro de decisão no roteamento. Entretanto, nos casos em que os participantes compram Trânsito IP de operadoras, ou empresas que também participam do PTT via ATM ou até mesmo em sessões Bilaterais, ocorre o desvio de tráfego de trânsito via PTT.
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> Atualmente pelo que tenho me informado de algumas delas, as empresas tem tentado resolver a situação com filtros, restrição de rotas no ATM, e etc.., porém o esforço de configurações para isto em algum momento acredito eu que irá se tornar muito grande e, talvez em algum momento possamos perder alguns importantes participantes do ATM em PTTs devido a esta situação.
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> Como sugestão pessoal, fica a tentativa de utilizarmos outros parâmetros do BGP, ou até mesmo interação com as operadoras para acerto de suas políticas de communities e/ou roteamento interno de forma que tenhamos nosso tráfego otimizado, porém sem termos que quebrar os blocos às empresas designados pelo Registro.

Se a operadora disponibilizar uma community de no-export ou seguir a
well-known-community de mesmo nome, anunciar para a operadora os
mesmos prefixos anunciados no PTT mantém essa questão sobre controle.

A presença de prefixos mais específicos para atrair o tráfego de
outros AS é algo a que muitos foram levados devido à presença de
fortes controles de LocalPref nas operadoras; um possível armisticio
seria exatamente as operadoras desabilitarem LocalPref deixando o BGP
mais solto para tomar decisões, com os clientes das operadoras
deixando então de anunciar mais específicos. É algo que não dá para
fazer só de um lado, e não dá para fazer apenas dentro da comunidade
do PTT; precisaria ser bastante abrangente no país.




Rubens



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