[GTER] Avaliação de Custo/Benefinicio - Conexão PTT-RJ.

IPTelligent SysOp sysop at iptelligent.com
Thu Sep 30 12:11:11 -03 2010

Rubens,

>Não, não pode. Isso dependeria de concordância da operadora em anunciar um
"hole" de seu CIDR; não conheço operadora que aceite, e nem acho mesmo que
deveriam aceitar.

Hein? Olhe para a tabela global de roteamento e veja vários exemplos, por
exemplo:

38.96.14.0/24
38.96.129.0/24
(o bloco 38/8 é CIDR da Cogent Communications, AS174)

69.174.51.0/24
(o bloco 69.174.0/17 é CIDR da Mzima Networks, AS23973)

São dois exemplos aleatórios e de cabeça. Veja as tabelas para estes IPs e
vc vai ver que nem sempre o AS da operadora está no caminho, ou seja, eles
estão anunciando a subalocação deles vinda da Mzima, diretamente para outras
operadoras. Vai ter rota 38.x.x ali que não tem o AS 174 no meio ou fim do
caminho; idem para o AS25973. Pelo que você acabou de falar, somente poderia
ter rotas que terminassem ou tivessem esses Ases no meio do caminho.

Nos meus uplinks: Savvis só aceita o maior prefixo que eles ou o RIR me
alocaram (exact match); Mzima, Internap e Cogent colocam tranquilamente e
sem problemas "le 24" no filtro deles. Todos exigem que você cadastre seus
prefixos/rotas num IRR (a maioria dá preferência ao RADB, porque este faz o
"trabalho sujo" de ficar verificando se os blocos cadastrados estão
realmente alocados para aquele AS naquele RIR) e se não tiver cadastrado no
IRR as rotas que você anunciar serão filtradas a cada x horas.

Já se o cara não tem ASN próprio ou se a operadora não fizer o SWIP da
subnet para o ISP (o que ao menos na região da ARIN caracterizaria violação
do contrato com esta) de modo que o ISP registre no IRR a rota, ou se ele
resolver pedir para uma operadora anunciar o bloco de outra diretamente (ao
invés de fazê-lo via BGP), então seria necessário uma LOA/Carta de
Agenciamento da operadora dona da subnet, permitindo que a outra faça tal
anúncio. Nos EUA é relativamente simples, aqui no Brasil sabemos que a
burocracia impera e é impeditiva.

>Sem ASN você não pode se conectar ao PTT-Metro. Os requisitos para CIDR
estão menores, mas se ainda sim você não se enquadra. não é uma opção por
>enquanto.
>Não consta que seja parte do critério quer do fornecimento de IPs ou da
conexão ao PTT que você use last-miles diferentes; é uma decisão de
engenharia >questionável mas que é sua para fazê-la.

Exato, mas ao mesmo tempo não é exigência que você peça o ASN e o CIDR ao
mesmo tempo, um não obriga o outro (se pedir o CIDR como "end-user" nem ASN
precisaria). Logo, ele pode (deve) pedir o ASN para fazer a conexão ao PTT,
mas vai ter de estar ciente de que terá de anunciar no mínimo um /24 (o
mínimo geralmente aceito no mercado para não poluir a tabela global de
roteamento, abaixo disso seria filtrado) que não necessariamente precisa ser
alocado diretamente a ele, pode ser realocado de um dos uplinks dele (é isso
que quis dizer).

[]s
Rafael