[GTER] Roteamento com ip route

Eduardo Júnior ihtraum18 at gmail.com
Fri Sep 24 10:27:56 -03 2010

Bom dia,

2010/9/23 Fabio Catunda <fcatunda at lightcomm.com.br>:
> Eduardo,
>
> É facinho, só faltou você dizer para que os pacotes marcados sejam tratados
> pela tabela que você já criou, ai vai o comando que faltou:
> # ip rule add fwmark 10 table tabela_LINK1

Exatamente, faltava apenas isso.
A documentação passada pelo Henrique contém isso.

Eu me precipitei na associação dos valores de --set-mark com a tabela
de roteamento.
Enquanto um indica os bits a serem modificados, o outro simplesmente
indica o identificador
e a ordem de precedência de uma tabela de roteamento.

> Você não disse se criou regras de roteamento na tabela tablea_LINK1, mas
> isso é necessário. O que é mais recomendado é:
> cria a rota default na tabela_LINK1 com o IP do gateway desse link
> secundário que vc tem

Sim.

Aqui nessa tabela de roteamento, tabela_LINK1, eu tenho uma rota default
para o o gateway desse link.

> crie TODAS as outras regras que vc tem na máquina
> sempre que criar uma nova lan na máquina atualize as regras da outra tabela.
>
> Eu não faço essa história de manter todas as regras de roteamento na tabela
> secundária que eu tenho, assumo que já apanhei por causa disso, recomendo
> que você siga a recomentação.

Já sigo essa recomendação ;)

Toda nova LAN adicionada, caso não tenha nenhuma peculiaridade, como a exposta
nesta thread, tem seus pacotes roteados pela rota default da tabela main.

> Depois que vocẽ fizer tudo isso, basta entrar no www.omeuip.com.br ou coisa
> do tipo para testar! hehe

Pra testar, utilizei o endereço recomendado: meuip.com.br

E para efeitos de comparação, para saber se o tráfego restante ( !
80/tcp) estava saindo
pela rota default da tabela main, utilizei um traceroute para um
destino qualquer.

Obrigado a todos pela ajuda.

[]'s

--