[GTER] RES: Rotas OSPF

Cleiton Spindola killabc at gmail.com
Tue Sep 21 12:10:15 -03 2010

Ola Pessaol

Eu andei pesquizando bastante antes de colocar rodar ospf em  minha
estrutura, estou fazendo primeiramente num estrutura que esta pequena sem
muitas quebras de rede para ver como se comporta. Coisa que eu vi o pessoal
sempre recomenda utilizar a mesma versão de MK nos equipamentos que vao
fazer a comunicação OSPF, pois devido as inumeras versões pode haver algum
buzinho (que eu chamo de mikrotikice!!) que as vezes ele se encrenca e não
quer funcionar. Por enquanto estou usando com versões diferentes do mk (4.x,
3.x) e esta se comportando bem.

Estou com 10 roteadores trabalhando com varios links ptp e com paineis
setoriais em OSPF com um trafego medio de 25 mbits, deixei a rota padrão
sendo distribuida atraves do ospf, mas deixei uma rota default estática com
peso maior para o caso de o OSPF para de funcionar e também fiz sumarização
de areas para cada painel. Por enquanto não tive problemas alguns no
funcionamento da rede e nem com rotas caindo e nem de rotas sendo distruidas
fora da sumarização, mas vou dar pelo menos uns 15 dias de funcionamento
antes de finalizar os testes e começar a distribuir no resto da rede.

A minha necessidade de colocar ospf rodar é porque estou implementando PPPOE
e também vou colocar minha rede em anel, assim se uma ponta cair a rede vai
por outro caminho sem a necessidade de ter que fazer alterações de rotas
manualmente. Por isso estou analizando bem todos os dados que chegam a minha
rede pois creio que bem organizado e planejado não ter porque dar problemas.

--
T+_+ Cleiton Spindola
ICQ 36741022 - MAC OS X Snow Leopard 10.6.4