[GTER] Transparent Mode vs. NAT Mode

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Oct 5 14:15:05 -03 2010

Seria interessante ver o que esse fornecedor que tão fortemente
defende modo NAT vai fazer com IPv6.

Quanto a IPv4, usar ou não NAT ser mais ou menos seguro vai estar num
escopo diferente do dispositivo de filtragem de borda, que são as
políticas e aplicações. Na minha experiência pessoal com aplicações
críticas em ambiente de alto tráfego, não dá para confiar isso só a um
dispositivo de filtragem de borda... algo que é natural que o
fornecedor tente convencer você a fazer, pois isso tornaria sua rede
mais dependente do produto dele, mas que vai contra o interesse da sua
organização.

E em se tendo cobertura múltipla dos níveis de risco, não é o
conhecimento de um IP que vai expor sua rede.

Você já resgatou a discussão stateless x stateful, mas eu vou deixar
mais um para você pensar: mesmo em stateful, os dispositivos de nome
comercial firewall não tem exclusividade. Dispositivos de
balanceamento de carga também característica stateful (dependendo de
produto e modo de operação), e pode adicionar controle stateful ao mix
de segurança sem a inclusão de um "stateful firewall", com a vantagem
de serem dispositivos normalmente orientados a alto tráfego.

Rubens