[GTER] Solucao Vyatta

IPTelligent SysOp sysop at iptelligent.com
Mon Oct 4 14:01:46 -03 2010

Daniel,

O Vyatta roda excelente em qualquer hardware. Minha última experiência com
ele me fez rodar tranquilamente 200Mbps de roteamento num P4 2.0 com 1GB de
RAM e um HD de 40GB IDE para um provedor de hospedagem, com roteamento
estático. Ele vai aguentar tantos prefixos e peers quanto vc tiver de RAM e
processador para isso. Obviamente, não recomendo ativar as funções de
firewall na mesma máquina em que faz o roteamento.

Os únicos dois problemas são: a) O roteamento não é "wire-speed", ou seja,
adiciona um delay de milissegundos; b) Ele aguenta um menor número de
pacotes; num Dual Quad Core parece que ele aguenta no máximo 4 milhões de
PPS antes de cair. Isso é muito menos que qualquer switch entry-level. Hoje
em dia já tem switches de 500 milhões de PPS que têm sido derrubados por
DDoS.

O CLI dele é meio esquisitinho no começo mas depois você se acostuma; usar a
interface web ajuda um pouco para entender como o bicho funciona.
Só tive experiência com a versão open dele; parece que a versão paga tem
ferramentas de interface melhores.

[]s
Rafael Cresci