[GTER] Consulta pública Telebras (PNBL): arquitetura da rede core, e PTTs

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Oct 4 09:38:58 -03 2010

On 01-10-2010 19:20, Rubens Kuhl wrote:

> Me parece que é muito especulativo apenas com uma RFP (não por ser
> draft) concluir esse tipo de decisão. Acho que vamos ter que esperar
> um pouco mais sobre isso, inclusive por um de seus itens ser
> exatamente o planejamento.

Justamente por ser uma consulta pública, é a hora de fazer quaisquer
colocações pertinentes.  Se a colocação não proceder, ela simplesmente
será ignorada.

Aliás, quem tem bom conhecimento técnico e gostaria de ajudar o governo
a fazer um bom trabalho (e de quebra, ajudar a dar mais uma força para a
implantação IPv6, DNSSEC, etc), por favor aproveitem este período de
consulta pública para enviar os comentários para a Telebrás.  Depois,
será tarde demais.

Por exemplo: tenho a impressão que os requisitos de segurança da
informação e gerência não exigem suporte IPv6 de forma incisiva o
suficiente para garantir que seja equivalente ao do IPv4.  Nem é preciso
dizer o que acontecerá se quem ganhar, na prática, não oferecer suporte
funcional para firewall/ACLs/gerência/IDS/IPS/NetFlow/sFlow do IPv6.

Eles exigem que solução DNS tem que suportar DNSSEC.  Mas não mencionam
que tem que suportar todo um sistema de workflow de geração e publicação
de chaves, ou que tem que ser aberto o suficiente para, por exemplo,
este workflow poder ser implementado via DNSSHIM ou equivalente...

Os títulos das consultas públicas no site são bem ruins, precisa ler os
PDF para ver qual é o real assunto com mais certeza:

038 - Rede de transporte óptica DWDM - CP ENCERRADA em 01/10/2010

040 - Borda AS/Core/backbone da rede IP; CP até dia 14/10/2010
041 - Backhaul e borda Core/Acesso da rede IP; CP até dia 14/10/2010
042 - Serviços de rede (DNS, gerência, etc); CP até dia 14/10/2010
043 - Radio enlaces backhaul/acesso; CP até dia 15/10/2010;

Para variar, alguns anexos são comuns a várias CPs, se comentar sobre um
anexo destes em uma das CPs, é melhor replicar o comentário para todas
as outras CPs onde o mesmo anexo também existe.

Quem tem muita experiência, por exemplo, com qualidade de equipamentos
de rádio (antenas, torres), poderia dar uma ajuda para a Telebrás não
cair na conversa, e daqui a 2 anos o governo jogar fora um monte do
nosso dinheiro público em antena que enferruja...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.