[GTER] Switch 24 ou 48 SPF WDM

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 1 17:04:25 -03 2010

A Cisco tem um de 32 portas SFP, sendo 8 portas de backbone e 24 com
oversubscription 1:3, o ME-C6524GS-8S. Ele faz Private VLAN entre
milhares de outros recursos, mas o preço de algumas dezenas de
milhares de { reais, dólares, euros}. Quanto a ser WDM, quem determina
isso é a SFP; os módulos Cisco que transmitem bidirecional numa única
fibra são os 1000BASE-BX10-D e 1000BASE-BX10-U (cada ponta da fibra
precisa ter um modelo diferente). Produto muito bom, mas com um preço
também muito bom para o fabricante.

Numa pesquisa recente eu havia identificado uma opção da D-Link, o
DGS-3612G, cujo preço FOB é US$1500 (contra US$10k+ dessa da Cisco que
citei), mas que só tem 12 portas SFP. Como se trata de um switch L3
ele provavelmente suporte Private VLAN, ou se não você pode rotear
nele diretamente e já isolar as portas em domínios de broadcast
diferentes. Eu não cheguei a testar esse produto.

Rubens