[GTER] Problemas com BGP Multihomed

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 5 11:17:40 -03 2010

Como o Quagga roda em diversos sistemas operacionais, e mesmo um único
sistema operacional tem diversos possíveis pacotes de firewall, vou
enumerar as possibilidades que vejo de forma genérica:

- Os pacotes podem estar sendo descartados por controle de spoofing.
Numa máquina Linux por exemplo isso se faz desligando o rp_filter:

 /etc/sysctl.conf:
net.ipv4.conf.all.rp_filter = 1

comando:
/sbin/sysctl -p /etc/sysctl.conf

- Os pacotes podem estar sendo descartados por controle stateful
Você pode testar a ausência de regras se seu sistema for Linux fazendo
algo como

$IPTABLES -F
$IPTABLES -t nat -F
$IPTABLES -t mangle -F
$IPTABLES -P INPUT ACCEPT
$IPTABLES -P OUTPUT ACCEPT
$IPTABLES -P FORWARD ACCEPT
$IPTABLES -X

(Atenção, isso desligará diversos controles de segurança, funções como
NAT ou outras funcionalidades em uso na máquina que não roteamento)

Rubens