[GTER] Problemas com BGP Multihomed

Jean Carlos Oliveira Guandalini jean.guandalini at corp.visaonet.com.br
Wed May 5 10:13:43 -03 2010

Me desculpem se vier duplicado, é que o anterior não mandei como plaintext e acredito que não chegará.

Caros, estamos com alguns problemas com links que temos para os clientes
acessarem alguns sites.
- Cenário:
[OPERADORA1]----[QUAGGA1]---------------[CLIENTES]---------------[QUAGGA2]----[OPERADORA2]

Então temos dois links em localidades (cidades) separadas, mas ambos os
servidores estão interconectados por uma outra rede, e nesse meio do
caminho, temos nossos clientes.

- Problema:
Os clientes saem pelo quagga2 e respectivamente pela operadora2, e na
hora de voltar, voltam pela operadora1 e quagga1. Nessa hora que ocorrem
problemas com alguns sites. Nessa hora os sites ficam carregando, e dão
timeout.
Exemplos de sites: www.globo.com, www.mercadolivre.com.br e alguns
outros sites do governo do estado do paraná.

Rodando um tcpdump nas interfaces é possível verificar o pacote de
requisição saindo pelo QUAGGA2 e volta um pacote pelo QUAGGA1, mas só
volta um pacote por exemplo e não o site inteiro, que é o que deveria
acontecer.

Se alteramos o "upload" de um desses sites para sair pelo QUAGGA1 e
voltar por ele mesmo, funciona sem problemas. O erro só acontece quando
saimos pelo QUAGGA2 e tentamos voltar pelo QUAGGA1, e não é
generalizado, são somente alguns sites.

Achei aqui no GTER um tópico parecido com esse meu problema, mas o mesmo
não foi solucionado e o que foi sugerido já tentamos.

Alguma dica pessoal?

Obrigado

Jean