[GTER] Sugestão quanto a garantia de servicos, comparando Linux X BSDs X Solucões dedicadas ( CISCO, JUNNIPER )

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Mon Mar 29 13:14:40 -03 2010

Paulo, bom dia.

Paulo Henrique escreveu:
> Devido a demanda, gostaria de saber a opnião dos senhores quanto a
> custo/beneficio tanto por parte de implementacão quanto operacão (considerar
> mão de obra ) sobre o seguinte cenário.
>
> Roteamento com BGP qual o real custo quanto as seguintes solucões.

Acho que você quer uma forma de calcular o TCO das soluções
apresentadas. Infelizmente você não dimensionou a demanda que esses
equipamentos devem atender, em pkt/s e bit/s. Não dimensionou também a
expectativa de sessões simultâneas, peers BGP, etc. Dessa forma fica
dificil partir pra opinião sobre quando você encontrará limites nas
soluções mencionadas.

A primeira coisa é calcular o custo total de aquisição. Pra isso
dimensione sua demanda e pras soluções baseadas em commoditie hardware,
faça seus orçamentos, lembrando que talvez você queira optar por
Disk-On-Module, memória flash ou outras tecnologias ao invés de discos
convencionais pros servidores, e lembrando que as placas de rede dos
servidores devem ser adequadas. O que pode te levar à Intel Pro Gigabit
Server (não as Desktops) que vão dar um UP nos seus custos.

Tenha esse valor de aquisição orçado.

Levante nas opções comerciais qual modelo de equipamento vai te atender
e faça o orçamento. Tente prestar atenção nos limites da licença de uso,
procurando perguntar se tem upgrade que te extenda em funcionalidades ou
capacidade.

Avalie o impacto na sua organização em relação à capacitação do seu
corpo técnico. Vocês tem profissionais capacitados em BSD, em Linux, em
Cisco ou em Juniper? Vou assumir que não tenha em nenhum pra ficar
fácil. Nesse caso avalie o custo de capacitação (treinamento) nessas
plataformas. Lembrando que a capacitação pode não ser possível em um
único curso. Dependendo do fornecedor você precisará de "vários módulos"
de treinamento para, se seu corpo técnico tiver bom aproveitamento,
poder assumir com segurança a gestão da plataforma.

Enquanto seu corpo técnico não tem segurança avalie o custo de um
contrato de suporte com garantias jurídicas. Enfim, SLAs que você possa
cobrar e métricas que seu suporte terceirizado deve cumprir.

Some tudo e eis seu TCO para cada solução.

C1 = Custo Aquisição de Equipamento
C2 = Custo de Licença de Uso (nulo pras soluções BSD e Linux,
provavelmente incluso no C1 dependendo do modelo de equipamento
comercial, mas atenção, os comerciais quase sempre dependem de "licença
extra" para ativar alguma "feature especial").
C3 = Custo de Capacitação dos seus Recursos Humanos
C4 = Numero de Pessoas que Precisarão ser capacitadas para cuidar dos
seus equipamentos (dependendo do nível de cobertura do C5, esse numero
de pessoas pode começar menor e se tornar maior depois)
C5 = Custo de Contrato de Suporte por tempo DETERMINADO até sua equipe
estar segura para coduzir a gestão do ambiente. Eis seu TCO.

TCO = C1 + C2 + (C3 * C4) + C5

Avalei o mesmo cáculo para as 4 opções (BSD, Linux, Cisco, Juniper),
avalie de fato todos os itens, mesmo que você tenha gente capacitada em
BSD, em Juniper, etc. Pois assumindo q você não tem vai te dar uma boa
base do custo geral.

Depois avalie o que você ja tem, se vai poder diminuir os custos pra uma
dada solução. Por exemplo, se você ja tem profissionais que tem um bom
conhecimento em Cisco pode ter um custo menor na capacitação deles em
relação a Juniper. Se ja tem equipe que trabalha com Linux pode ter
custo menor do q pra capacitar em BSD. Mas primeiro avalie se você
realmente precisasse investir em tudo. Depois avalie seu caso em específico.

Por último, você precisa de garantias. Procure garantias que sua solução
vai funcionar e dará conta da sua demanda. Essa garantia pode ser
explícita, por exemplo, no contrato que você esabelecer com terceiros.

Ou pode ser na sua busca por referências (ou seja será que o BSD vai dar
conta? Quem roda em BSD ambiente similar? Procure saber... será que o
Linux vai dar conta? quem roda em Linux demanda similar? Sera que o
produto XYZ na versão ABC vai dar conta)? procure saber... procure
garantias).

Enfim, não vejo outra linha de raciocionio pra seguir pra buscar a sua
resposta.

Obviamente eu tenho minhas opiniões pessoais, intrínsecas ao meu
dia-a-dia, mas você deve buscar suas conclusões respaldadas em dados, em
fatos, e em soma de valor $$$ que no final das contas tudo que seu
gerente ou quem quer q vá liberar seu budget quer saber é "qual é opção
que NOS ATENDE e CUSTA MENOS?"

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.