[GTER] FTTh, FTTX o Redes PON

Ronaldo Cardoso ronaldoc at gmail.com
Tue Jun 29 14:47:36 -03 2010

Pessoal,

Estou acompanhando aqui as discursões e não vi ninguém comentar sobre
padrões. Acredito que os valores dependem também dos padrões adotados pelo
fornecedor. Se não estou enganado a furukawa só tem padrão EPON (assistir
uma apresentação ano passado) que tem limitações de distância e velocidade.
Outra questão é que tem fornecedor que usa WDM juntamente com PON o que
torna mais caro os equipamentos, mas possui um ganho fabuloso na largura de
banda para o cliente e a aplicabilidade da rede.
Pelo que percebi existe uma variação muito grande nos preços devido a
diversas características que esses equipamentos podem ter, o que não dá pra
bater o martelo em valores exatos.

Atenciosamente,
Ronaldo Cardoso