[GTER] FTTh, FTTX o Redes PON

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jun 25 08:22:06 -03 2010

Uma possibilidade é fazer fibra ponto-a-ponto ao invés de
ponto-multiponto como é um sistema PON, já que se usariam apenas
equipamentos com alto ganho de escala por serem também equipamentos de
LAN.

Se você tiver um nó óptico a cada km, vai poder fazer uma análise
custo-benefício-risco-retorno para cada uma dessas vizinhanças e
dependendo da demanda usar PON, P2P, HFC ou UTP em cada uma delas.

Rubens