[GTER] MPLS ou não, eis a questão

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Fri Jun 18 21:25:52 -03 2010

Rogerio,

Se houver motivo para isolamento das redes de telefonia e dados, pode fazer
sentido isolá-las em VPNs separadas. Eu particularmente não vejo grandes
motivos para fazê-lo, mas só você pode avaliar.

Faz sentido usar MPLS neste caso, na implementação de MPLS VPNs, ou se
houver necessidade de engenharia de tráfego.

Em relação a QoS, depende de como está a utilização dos recursos na sua
rede.

Em canais de baixa velocidade, menores de 768 Kbps, recomenda-se implementar
LFI para classe de voz para conter o jitter introduzido como efeito da
serialização de pacotes maiores. Recomenda-se também uma fila de prioridade
estrita (LLQ) para classe de voz, para garantir baixa latência deste tipo de
tráfego.

Nos links maiores, há de se estudar matriz de tráfego, pontos de
congestionamento e requisitos de SLA das aplicações, como a de voz, para
averiguar a necessidade de implementação de políticas de QoS (LLQ, garantia
de banda, WRED, etc).

Recomendo a leitura do livro "Deploying IP and MPLS QoS for Multiservice
Networks", escrito por Clarence Filsfils e John Evans. Muito bom.

Abs, Gustavo Albuquerque