[GTER] Lentidão GLOBAL CROSSING

IPTelligent SysOp sysop at iptelligent.com
Mon Jul 5 19:02:29 -03 2010

Olá Alexandre,
Pela minha experiência com alguns clientes específicos aqui,
frequentemente (ao menos 1x ao ano) a GBLX tem algum problema de
roteamento ou de capacidade que deixa a latência altíssima e as rotas
péssimas, mas geralmente isso se concentra no POP deles em Miami  (não
sei se é overselling, ou se lá em específico algum equipamento precisa
de upgrade). Eles estavam para fazer upgrade para ser uma rede 100%
Ethernet  (antes o transporte internacional só via STM) e lançar isso
por agora pelo meio do ano, não sei se já o fizeram.

No seu caso, a rota está saindo via Oi para Nova Iorque e parece estar
fazendo peering com a GBLX ao invés de estar comprando trânsito (os
hostnames reversos não têm demarcs definidos - é só um chute), então
esse não é o caso que descrevi. Suas latências parecem completamente
"normais" (a Oi para NY é em torno de 160-170ms no Velox de 1Mbps daqui
de casa; contra 130-140ms para Miami). Dentro da rede da ThePlanet a
latência está um pouquinho maior e mais instável; não sei se é
overselling que eles estão fazendo, ou se pode ser o Tipping Point
deles em ação e limitando a velocidade das conexões individuais para
dar um QoS.

Já tentou fazer download com múltiplos threads? Já viu se o problema é
de otimização do seu servidor web (ou de disco, ou de cache, ou de RAM)?

Aproveitando, alguém da Oi (se estiver na lista) poderia explicar
porque raios se utiliza a rota para NY para se chegar aos EUA ou, mais
especificamente, ao Sul do país - ainda mais se for trânsito comprado)?
Miami deveria ser a rota preferencial, exceto para quem está em NY ou
querendo ir para a Europa.

[]s
Rafael Cresci
IPTelligent