[GTER] rota estatica teimosa !!

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Fri Jan 22 14:32:25 -02 2010

> Caros,
>
> Fiquei o dia todo quebrando a cabeça com 1 rota estatica teimosa, a
> configuração esta assim:

> como o link padrao eh pela vlan200, tudo ok !!
>
> estando eu, conectado ao router02, faço um traceroute.. e sai pelo link
> correto (minha maquina teste esta configurada para sair pela vlan201),
> mas.. de FORA até minha maquina.. esta voltando pela vlan200 !! e nao
> pela vlan201 !!

esse comportamento é o esperado por conta da rota default
para a vlan200

> de dentro do router01, faço um trace para a lan01 do rt02, me devolve os
> saltos corretamente... o trace para a lan02 do rt02, tambem esta ok..

porque dentro do router01 voce sai com o IP da vlan correspondente.
e o outro lado sabe que deve voltar pela vlan certa pois esta
diretamente conectada

> agora fazendo um trace fora da minha rede, para a lan02 ou qualquer
> outro ip do bloco designado para vlan201, ta passando pela vlan200
> e nao vlan201..

> alguem me ajuda ? rssrsr

a solucao é voce criar uma nova rota default pela vlan201 para os IPs
dessa rede no router02, algo como

/ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-routing
new-routing-mark=pelavlan201 src-address=200.0.14.24/29

/ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-routing
new-routing-mark=pelavlan201 src-address=200.0.13.14/32

/ip route add gateway=200.0.13.13 routing-mark=pelavlan201

espero ter ajudado

[]s, !3runo Cabral