[GTER] mais dois blocos IPv4 alocados para o APNIC, restam 9, 37% do total.

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue Jan 19 23:42:00 -02 2010

Na realidade atualmente o bloco IPv6 é temporariamente gratuíto (
http://registro.br/info/cidr.html), porém concordo que a expectativa de
cobrança vem atrasando a migração.

Na prática, em um futuro não muito distante, todos que têm bloco IPv4
acabarão tendo que solicitar também um bloco IPv6 e não há como fugir disto.
O problema é que quando a cobrança ocorrer, a primeira impressão que fica é
que os custos de manutenção anuais acabarão dobrando.

Sei que é uma decisão delicada também para o Registro.BR definir hoje uma
data para cobrança do IPv6, por diversos motivos e até porque depende do
LACNIC e dos demais "registrars" mas tenho uma sugestão que só não sei para
onde enviar: o valor do bloco IP deveria ser único para determinada
categoria, independente da versão do protocolo, ou se as duas versões estão
alocadas (como sugere a nova tabela de preços, porém não de forma
clara).  No futuro (talvez mais de uma década), quando a utilização do IPv6
for superior à utilização do IPv4, pode-se emitir nova resolução dando prazo
para eliminação completa do IPv4 no BGP, caso manter os dois protocolos não
seja mais tecnicamente interessante.

2010/1/19 Antônio Pessoa antoniopessoa at bsd.com.br