[GTER] DNS: Servidor cache x servidor forwarder

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Mon Jan 18 01:03:09 -02 2010

Hermenegildo,

O servidor cache (também chamado recursivo) faz todo o processo de recursão.
Ao receber uma requisição solicitando o endereço IP de www.dominio.com.br,
ele percorre toda a árvore de resolução até encontrar o servidor
autoritativo que contém os dados DNS de www.dominio.com.br e conseguir a
informação solicitada pelo cliente.

O servidor forwarder, como o nome diz, apenas transmite a requisição DNS
para um servidor DNS recursivo e aguarda que este recursivo lhe devolva a
informação solicitada. O servidor forwarder não faz o processo de recursão.

Abraços,
Ricardo