[GTER] Disponibilidade Data Center

cicero.lima at copel.com cicero.lima at copel.com
Wed Jan 13 12:33:29 -02 2010

Colegas,

Uma ocasião estive em contato com o pessoal da Aceco, eles tem produtos tipo sala-cofres, segurança em datacenter etc.
Seguem as Normas da abnt dos teste contra incêndio no ambiente, água,impacto, arrombamento, gases, etc (ex: ABNT NBR
15247, entre outras). Analise de riscos .
Observam as TIERs.(Da uma googada)

ex:

Tecnicamente a construção de "Data Center" é normalizada pela ANSI/TIA/EIA-942 R11 Telecomunication Infrastructure
Standard for Data centers

A norma classifica o "Data Center" em quatro níveis (Tiers), numerados de um a quatro:

Tier 1: "Data Center" básico

Tier 2: "Data Center" com componentes redundantes

Tier 3: "Data Center" que permite manutenção sem paradas

Tier 4: "Data Center" tolerante a falhas

Talvez voce encontre mais específico sobre a monitoração desejada do controle.

Cicero

                      Juliano Primavesi
                      | KingHost               Para:     Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
                      <juliano at kinghost        cc:
                      .com.br>                 cco:      Cicero Augusto Fonseca de Lima/COPEL
                      Enviado Por:             Assunto:  Re: [GTER] Disponibilidade Data Center
                      gter-bounces at eng.
                      registro.br

                      12/01/2010 14:48
                      Favor responder a
                      Grupo de Trabalho
                      de Engenharia e
                      Operacao de Redes

Samuel,

Deve-se considerar várias métricas. Energia, link, servidores... COBIT é
uma boa referencia para começar a mensuração

Recomendo também o livro do Prof. Manoel Veras
(http://datacenter10.blogspot.com/2009/12/livro-datacenters-em-todas-as-livrarias.html)

Juliano

Samuel Benevides escreveu:
> Caros Senhores,
>
> Em conversa com meus colegas foi levantado a questão de como mensurar a disponibilidade de um Data Center. Existe
alguma metodologia de controle, alguma unidade de auditoria....